sexta-feira, abril 19, 2024
Últimos:

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Metodologia EAD
Na São Luís EAD cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas;
Metodologia EAD
Os livros e as videoaulas também estarão disponíveis para você no formato online;
Metodologia EAD
O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas;
Metodologia EAD
Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

CONHEÇA O MATERIAL DIDÁTICO

SISTEMA DE AVALIAÇÕES EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos São Luís EAD contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
A prova online é feita ao final de cada disciplina, no portal AVA.
Avaliação - Etapa 2

AVA • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).
Grade Curricular

Semestre 1

Módulo 1

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE 60h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 60h
DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS 60h
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA 60h
DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA 60h
TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD) E ALTAS HABILIDADES 60h
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 60h
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 60h
TECNOLOGIA ASSISTIVA 60h
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 60h
Carga horária total do curso: 600h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

CONTEÚDOS DO CURSO
PROPOSTA

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, oferta alternativas de estudo e pesquisa sobre como atender as variadas necessidades educacionais de forma inclusiva.  A apropriação de conteúdos específicos ao tema e a  condução didática para atuação na prática pedagógica, visa ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais da educação. Este curso atende aos seguintes critérios legais:

– Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

– Parecer nº 17/01-CNE/CEB, que fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB;

– Deliberação n.º 02/03-CEE-PR, que dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná;

– Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC;

– Parecer nº 07/2014 do CEE-PR, referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional;

– Instrução n.º 005/2015 – SEED/SUED;

– Resolução SEE/MG 2686 – Anexo IV – Tópico 2.3; 1º;

– Instrução n.º 04/2016 – SEED/SUED.

MODALIDADE DE ENSINO

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos. *As disciplinas de Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades EspeciaisTranstornos Globais de Desenvolvimento e Altas HabilidadesTecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL não possuem LIVROS IMPRESSOS. Apenas LIVROS DIGITAIS disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e nos DVDs”

OBJETIVO

Proporcionar um aprofundamento teórico-metodológico que implemente a prática pedagógica dos profissionais envolvidos no trabalho com a pessoa que necessita de acompanhamento especial. Proporcionar uma visão mais abrangente em relação à inclusão da pessoa com necessidades especiais no ensino regular.

PÚBLICO-ALVO

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

AUTORES DO MATERIAL DIDÁTICO

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:

Margarete Terezinha Andrade Costa – Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola – Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

Karime Smaka – Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Claudio Kleina – Doutorado em andamento em  Métodos Numéricos em Engenharia;  Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Irene Carmen Piconi Prestes: Mestrado em Educação; Especialização em psicopedagogia; Especialização em antrolopologia cultural; Graduação em psicologia.

Maria de Fátima Joaquim Minetto: Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Mestrado em Educação; Especialização em Terapia Familiar Sistêmica; Especialização em Educação Especial; Graduação em Psicologia; Graduação em Educação Artística.

José Raimundo Facion: Pós-Doutorado em Westfälische Wilhelms-Universität Münster; Pós-Doutorado Westfälische Wilhelms-Universität Münster; Doutorado em Kinder Und Jugendpsychiatrie; Graduação em Psicologia.

Márcia Maria Stival: Doutorado em andamento em Psicologia; Curso de Didática no Ensino Superior; Especialização Educação Especial; Graduação em Musicoterapia;

Marcia Siécola – Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

Cleussi Schneider – Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Especialização em Orientação Educacional; Graduação em Pedagogia;

Ana Regina Caminha Braga – Mestre em Educação;
Especialização em Educação Especial com Ênfase em Inclusão;  Especialização em Psicopedagogia;  Graduação em Letras-Português/Inglês-Bacharelado e Licenciatura.

Mário Lúcio de Lima Nogueira: Mestrado em Educação; Especialização em Orientação Pedagógica em Educação a Distância; Docência do Ensino Superior; Psicopedagogia; Graduação em Formação de Oficinas da Ativa do Exército Brasileiro;

Videoaula Demonstrativa

REQUISITOS MÍNIMOS PARA FAZER O CURSO VIA INTERNET

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet? 
1. Plug-in do Macromedia Flash Player 10.1 ou superior.
2. Windows XP SP3, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox 4, Internet Explorer 8 ou superiores.
Conexão de banda larga igual ou superior a 1Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.Configurações recomendadas para o computador
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 1Gb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
3. Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
4. HD com 10Gb livres.
5. Monitor com resolução 1024×768 pixels.

× Olá! Clique e faça sua matrícula online!