quinta-feira, abril 24, 2025
Últimos:

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Metodologia EAD
Na São Luís EAD cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas;
Metodologia EAD
Os livros e as videoaulas também estarão disponíveis para você no formato online;
Metodologia EAD
O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas;
Metodologia EAD
Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

CONHEÇA O MATERIAL DIDÁTICO

SISTEMA DE AVALIAÇÕES EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos São Luís EAD contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
A prova online é feita ao final de cada disciplina, no portal AVA.
Avaliação - Etapa 2

AVA • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).
Grade Curricular

Semestre 1

Módulo 1

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE 60h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 60h
ESTUDAR E APRENDER A DISTÂNCIA 120h
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 120h
LETRAMENTO NO BRASIL 60h
PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 60h
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO 60h
LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM 60h
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA 60h
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 120h
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 60h
FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA 60h
PENSAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO 120h
TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 60h
Carga horária total do curso: 1080h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

CONTEÚDOS DO CURSO
PROPOSTA

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional oferta aos profissionais da Educação a apropriação de conteúdos específicos ao tema, elucidando   a condução didática para atuação na prática pedagógica em classes de Alfabetização e Letramento. Trabalha os   principais  fatores da dificuldade de aprendizagem e como a psicopedagogia pode ajudar nesses casos.

OBJETIVO

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação para uma atuação mais eficaz nas instituições de ensino voltada a Alfabetização com ênfase em Letramento, a partir do aperfeiçoamento de competências e habilidades como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. Ajudar o profissional a identificar dificuldades de aprendizagem nos alunos e entender como a psicopedagogia pode atuar em busca da aquisição da aprendizagem.

MODALIDADE DE ENSINO

Voc ecirc; opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos. *As disciplinas de Psicog ecirc;nese das linguagens oral e escrita: subsídios para alfabetização e letramento*; Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização*; Linguagem e pensamento*; Pr aacute;tica educativa da língua portuguesa na educação infantil*; Psicologia do desenvolvimento*; Fundamentos da psicopedagogia*; Dificuldades de Aprendizagem*; Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático*; Profiss atilde;o Docente*; Didática do Ensino Superiornão possuem LIVROS IMPRESSOS. Apenas LIVROS DIGITAIS disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e nos DVDs.

PÚBLICO – ALVO

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

AUTORES DO MATERIAL DIDÁTICO

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:


Margarete Terezinha Andrade Costa
 – Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola – Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia;

Claudio Kleina – Doutorado em andamento em  Métodos Numéricos em Engenharia;  Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Karime Smaka – Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Luiz Percival Leme de Britto: Doutorado em Lingüística; Mestrado em Lingüística; Graduação em Letras.

Ana Paula Berberian Vieira da Silva: Pós-doutorado em Lingüística; Doutorado em História; Mestrado em Distúrbios da Comunicação; Graduação em Fonoaudiologia.

Alexandre Bergamo: Pós-doutorado em Sociologia; Doutorado em Sociologia; Mestrado em Sociologia; Graduação em Ciências Sociais.

Maria Auxiliadora Cavazotti: Pós-doutorado em Educação; Doutorado em História e Filosofia da Educação; Mestrado em História e Filosofia da Educação; Graduação em Pedagogia; Graduação em Filosofia.

Marta Morais da Costa: Doutorado em Literatura Brasileira; Mestrado em Literatura Brasileira; Graduação em Letras.

Claudia Rosa Riolfi: Pós-Doutorado em Lingüística e Educação; Doutorado em Lingüística; Mestrado em Lingüística Aplicada; Graduação em Letras.

Patrícia Corsino: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Infantil; Graduação em Pedagogia.

Daniela de Oliveira Guimarães: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Infantil; Graduação em Psicologia.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Fernando Wolff Mendonça: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Graduação em Pedagogia; Graduação em Fonoaudiologia;

Mari Ângela Calderari Oliveira: Mestrado em Educação; Especialização em Psicologia Aplicada ao Social; Graduação em Psicologia.

Dayse Carla Gênero Serra: Doutorado em Psicologia Clínica; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia Educacional; Especialização em Orientação Educacional; Graduação em Pedagogia.

Irene Carmen Piconi Prestes: Mestrado em Educação; Especialização em psicopedagogia; Especialização em antrolopologia cultural; Graduação em psicologia.

Maria de Fátima Joaquim Minetto: Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Mestrado em Educação; Especialização em Terapia Familiar Sistêmica; Especialização em Educação Especial; Graduação em Psicologia; Graduação em Educação Artística.

José Raimundo Facion: Pós-Doutorado em Westfälische Wilhelms-Universität Münster; Pós-Doutorado Westfälische Wilhelms-Universität Münster; Doutorado em Kinder Und Jugendpsychiatrie; Graduação em Psicologia.

Márcia Maria Stival: Doutorado em andamento em Psicologia; Curso de Didática no Ensino Superior; Especialização Educação Especial; Graduação em Musicoterapia;

Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho: Doutorado em Educação Matemática; Mestrado em Matemática; Graduação em andamento em Psicologia; Graduação em Matemática.

Magna Natália Marin Pires: Doutorado em Ciências e Educação Matemática; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Matemática; Graduação em Matemática.

Marilda Trecenti Gomes: Mestrado em Educação; Especialização em Educação Matemática; Graduação em Matemática; Graduação em Química; Graduação em Ciências.

Luiz Fernando Rankel: Mestrado em História; Graduação em História

Rosângela Maria Stahlschmidt: Mestrado em Educação; Especialização em Metodologia para o ensino da matemática; Graduação em Ciências habilitação Matemática; Graduação em Pedagogia.

Leociléia Aparecida Vieira: Mestrado em Educação; Graduação em Biblioteconomia;

Jane Rangel Alves Barbosa: Doutorado em andamento em Educação; Doutorado em Filosofia; Mestrado em Educação; Especialização em Administração Escolar; Especialização em Supervisão Escolar; Especialização em Orientação Educacional; Especialização em Didática do Ensino Superior; Graduação em Orientação Educacional; Graduação em Pedagogia em Magistério das Matérias Ped. do E.M..

VIDEOAULA DEMONSTRATIVA

× Olá! Clique e faça sua matrícula online!